Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1506
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Sergei Suarez Dillon-
dc.contributor.otherRodriguez, Jorge (Colaborador)-
dc.contributor.otherHakkert, Ralph (Colaborador)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialBolíviapt_BR
dc.coverage.spatialCosta Ricapt_BR
dc.coverage.spatialUruguaipt_BR
dc.coverage.spatialVenezuelapt_BR
dc.coverage.spatialArgentinapt_BR
dc.coverage.spatialEquadorpt_BR
dc.coverage.spatialGuatemalapt_BR
dc.coverage.spatialHonduraspt_BR
dc.coverage.spatialMéxicopt_BR
dc.coverage.spatialPanamápt_BR
dc.date.accessioned2013-07-24T17:25:58Z-
dc.date.available2013-07-24T17:25:58Z-
dc.date.issued2008-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1506-
dc.description.abstractEste texto propõe uma metodologia para classificar o bônus demográfico educacional em três componentes. De acordo com esta definição, bônus demográfico relativo quer dizer que a população em idade escolar cresce com menor velocidade que a população total, liberando, assim, mais recursos potenciais para a educação de cada criança.Um bônus absoluto significa que a população em idade escolar está, de fato, caindo. Tal definição é operacionalizada mediante uma decomposição simples das taxas de matrícula. Essa metodologia é aplicada a 11 países latino-americanos: Bolívia, Brasil, Costa Rica, Uruguai, Venezuela, Argentina, Equador, Guatemala, Honduras, México e Panamá. Os resultados mostram que o único país a contar com um bônus demográfico absoluto é o Brasil, embora México e Panamá estejam colhendo bônus relativos grandes. Um segundo grupo de países é composto de Uruguai, Costa Rica, Argentina e Equador, nos quais não há mudanças grandes na taxa de matrícula nem na estrutura da população, o que quer dizer que a metodologia de decomposição proposta não é muito útil. Finalmente, há o grupo formado por Bolívia, Guatemala, Honduras e Venezuela, países em que o bônus demográfico é pequeno ou inexistente. Surpreendentemente, foi exatamente nesses quatro países que se observou maior inclusão educacional, sugerindo que, embora as transformações demográficas sejam importantes, não são o único determinante dos resultados educacionais.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO bônus demográfico relativo e absoluto no acesso à escolapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1340: O bônus demográfico relativo e absoluto no acesso à escolapt_BR
dc.title.alternativeThe relative and absolute demographic bonus on the access to schoolpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical25 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordBônus demográfico educacionalpt_BR
dc.subject.keywordPopulação em idade escolarpt_BR
ipea.description.objectivePropôr uma metodologia para classificar o bônus demográfico educacional em três componentes.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1340pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis text proposes a methodology for classifying the demographic bonus in education into relative and absolute components. According to this definition, a relative demographic bonus means that school age-population is increasing more slowly than total population, making more resources available, relative to population size, for education. An absolute bonus means that school age population is actually shrinking, making more resources per child available in absolute terms. The definition is operationalized through a decomposition of changes in net enrollment rates. This methodology is then applied to eleven Latin-American countries (Bolivia, Brazil, Costa Rica, Uruguay, Venezuela, Argentina, Ecuador, Guatemala, Honduras, Mexico, and Panama). The results indicate that the only country enjoying an absolute demographic bonus in education in Brazil, although Mexico and Panama are reaping large relative bonuses. Another group of countries is composed by Uruguay, Argentina, Cost Rica, and Ecuador, in which changes in net enrollment rates have been small and population stable, meaning there is nothing to explain or decompose. Finally, a group of principally small countries composed of Bolivia, Venezuela, Honduras, and Guatemala still enjoy only either a small demographic bonus or even no bonus at all. Surprisingly, it was in these countries that the greatest increases in net enrollment rates are observed, suggesting that demographics, while important, are not the only determinant of educational results.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDemografia. Populaçãopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Demografia. População: Livros
Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1340.pdf182.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.