Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1513
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1345.pdf381.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Métodos de estudo sobre pobreza: abordagens tradicionais e a modelagem de equações estruturais
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1345: Métodos de estudo sobre pobreza: abordagens tradicionais e a modelagem de equações estruturais
Study methods on poverty: traditional approaches and the structural equation modeling
Authors: Codes, Ana Luiza Machado de
Abstract: Este trabalho se propõe a contribuir para o estudo da pobreza ao avaliar o potencial de métodos de pesquisa tradicionalmente utilizados e da Modelagem de Equações Estruturais (MEE) como instrumentos de análise “relacional” dessa questão social. Considerando-se que a evolução das discussões teóricas sobre a pobreza tem convergido para a noção de que se trata de um problema multidimensional e complexo, em que vários fatores socioeconômicos estão relacionados, reforçando-se mutuamente, coloca-se a necessidade de que tal complexidade seja refletida nas pesquisas empíricas sobre o tema. Dentro desta perspectiva, os principais métodos utilizados nos estudos sobre pobreza – ou seja, os índices sintéticos, os sistemas de indicadores sociais e as análises de regressão – mostram-se insuficientes para abordarem o fenômeno “relacionalmente”. A MEE, por sua vez, destaca-se em meio ao estado da arte das metodologias quantitativas de pesquisa como um método promissor para ajudar a pensar objetos sociais relacionalmente. Ela é considerada como a técnica mais avançada do ponto de vista da capacidade de articulação de variáveis sociais, uma vez que permite calcular simultaneamente todas as relações entre os fatores associados a um fenômeno. Neste trabalho, a contemplação das potencialidades analíticas oferecidas pela MEE enquanto método de análise relacional acontece em nível conceitual – em que se discutem também os potenciais dos outros métodos, de modo a se detectarem teoricamente as limitações e o alcance de cada um deles. Os resultados do estudo apontam que, de fato, a MEE apresenta-se como um instrumento mais propício à abordagem relacional da pobreza do que os métodos quantitativos tradicionais, uma vez que é capaz de refletir, na esfera das investigações empíricas, a complexidade do fenômeno, em afinidade com as formulações teóricas mais recentes.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros
Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.