Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1535
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1358.pdf145.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O papel dos fundamentos domésticos na vulnerabilidade econômica dos emergentes
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1358: O papel dos fundamentos domésticos na vulnerabilidade econômica dos emergentes
The role of domestic fundamentals on the economic vulnerability of emerging countries
Authors: Moreira, Ajax Reynaldo Bello
Rocha, Katia Maria Carlos
Siqueira, Roberto
Abstract: O objetivo deste estudo consiste em respaldar políticas com potencial de reduzir a vulnerabilidade econômica de um grupo de 23 países emergentes no período de 1998 a 2007, amostra que corresponde a mais de 96% da capitalização de mercado do índice Emerging Markets Bond Index Global (EMBIG), do banco de investimentos JPMorgan, em dezembro de 2007. Através de um modelo de painel de spreads soberanos e a partir da constatação de que o impacto de um choque global de risco é país-específico, o estudo foca no papel dos fundamentos domésticos como multiplicadores dos choques externos. Os resultados apoiam políticas voltadas a uma maior liberalização financeira, gerenciamento da dívida pública com diminuição da dívida bruta e do estoque indexado à moeda estrangeira, sustentabilidade da política fiscal, desenvolvimento do mercado financeiro doméstico, crescimento econômico consistente, além de melhorias nos indicadores de governança, em especial quanto ao risco jurisdicional e à qualidade da regulação.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.