Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1537
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1360.pdf353.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Inovação incremental ou radical: há motivos para diferenciar? Uma abordagem com dados da Pintec
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1360: Inovação incremental ou radical: há motivos para diferenciar? Uma abordagem com dados da Pintec
Incremental or radical innovation: Are there reasons to differentiate? One approach to data Pintec
Authors: Tironi, Luís Fernando
Cruz, Bruno de Oliveira
Abstract: Pesquisas de inovação, como a Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (Pintec), permitem melhor conhecimento sobre o processo de inovação e são importantes para o aprimoramento das políticas públicas que visem à sua promoção. Este trabalho explora a Pintec a partir do grau de novidade da inovação e da distinção inovação radical vis-à-vis inovação incremental. Examina a relação entre grau de novidade e seus determinantes, destacando a absorção de ativos intangíveis. Analisa também a relação entre o grau de novidade e a produtividade total dos fatores (PTF) da indústria. O trabalho mostra que nas análises e na formulação de políticas é relevante distinguir a inovação segundo o grau de novidade devido à complexidade do tema e às diferentes conseqüências econômicas. Aponta para a necessidade de se formularem políticas para a minimização do risco da inovação, crescente com o aumento do grau de novidade e o emprego de ativos intangíveis. Indica, ainda, que a Pintec oferece informações úteis para tal.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.