Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1538
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1361.pdf1.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Mudanças na concentração espacial das ocupações nas atividades manufatureiras no Brasil: 1872-1920
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1361: Mudanças na concentração espacial das ocupações nas atividades manufatureiras no Brasil: 1872-1920
Changes in the spatial concentration of occupations in manufacturing activities in Brazil: 1872-1920
Authors: Monasterio, Leonardo Monteiro
Reis, Eustáquio José
Abstract: O trabalho apresenta perspectivas históricas às desigualdades econômicas regionais no Brasil. São analisadas as mudanças na concentração espacial das atividades econômicas baseadas em dados sobre a distribuição da força de trabalho a partir dos Censos de 1872 e 1920. A Nova Geografia Econômica (NGE) é o arcabouço analítico que mostra como geografia, custos de transporte e dotação de fatores deram impulso à industrialização da cidade de São Paulo e por que o acelerado crescimento industrial teve impacto tão limitado e defasado no restante do país. Em suma, a explicação está na redução dos custos de transporte gerada pelas ferrovias associada à imigração internacional subsidiada como solução institucional para a carência de mão-de-obra. Resultados econométricos mostraram que a Nova Geografia Econômica é uma ferramenta para compreender as raízes das desigualdades regionais no Brasil. O modelo de localização das atividades manufatureiras em 1920 sugere a importância dos custos de transporte, forças aglomerativas e externalidades associadas à imigração na concentração espacial da indústria brasileira.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros
Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.