Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1539
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1362.pdf220.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Inflação e nível de atividade no Brasil: estimativas via Curva de Phillips
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1362: Inflação e nível de atividade no Brasil: estimativas via Curva de Phillips
Inflation and economic activity in Brazil: Estimates via the Phillips Curve
Authors: Brito, Leandro N.
Lima, Elcyon Caiado Rocha
Abstract: O presente artigo estima o nível do produto, em cada período de tempo, que manteria a inflação estável no Brasil – Nonaccelerating Inflation Level of Output (NAILO). Obtém ainda bandas de probabilidade (bayesianas) para o NAILO e para a sua taxa de crescimento, e investiga a relação entre os desvios do produto em relação ao NAILO e a aceleração da taxa de inflação. Como explicitado no artigo, para nós o NAILO não deve ser confundido com o produto potencial do país. O trabalho inova ao alterar a especificação da curva de Phillips, adotada por Gordon (1997 e 1998) e por Staiger, Stock e Watson (1997a, 1997b e 2002), para permitir que a taxa de crescimento do NAILO seja estocástica e permitir que a variância dos resíduos mude, ao longo do tempo, de acordo com a especificação de uma cadeia de Markov oculta. Estas alterações são essenciais para se lidar com a instabilidade defrontada pela economia brasileira em período recente. Estimamos que a taxa de crescimento anual do NAILO, no último trimestre de 2007, pertencia, com 68% de probabilidade, ao intervalo 2,5% - 4,4%, sendo 3,5% o valor mais provável. Um valor do Produto Interno Bruto (PIB) 1% acima do NAILO, por mais de quatro trimestres, provoca um acréscimo entre 0,5 e 0,7 ponto percentual (p.p.), com grau de confiança de 68% na taxa anual de inflação. Observamos ainda uma estreita relação entre as alterações no hiato do produto e as alterações na utilização da capacidade instalada calculadas tanto pela Fundação Getulio Vargas (FGV) quanto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.