Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1589
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1845.pdf1.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Cooperação triangular e as transformações da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1845: A Cooperação triangular e as transformações da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento
Authors: Pino, Bruno Ayllón
Abstract: Nas últimas décadas, a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID) tem experimentado modalidades alternativas de execução, integrando países desenvolvidos, países em desenvolvimento e organismos multilaterais em formatos triangulares. Em um contexto de crise econômica, as limitações da CID para promover o desenvolvimento, somadas às dúvidas sobre o cumprimento dos compromissos financeiros dos doadores da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), propiciaram o surgimento de novos papéis e responsabilidades para os países emergentes, nas tarefas do desenvolvimento internacional, apostando em formas de cooperação mais horizontais, com enfoques e práticas a priori distintas da tradicional Cooperação Norte-Sul (CNS). Para os países emergentes, como Brasil, a Cooperação Triangular (CTR) é um instrumento de apoio à Cooperação Sul-Sul (CSS), que permite aumentar a escala de seus projetos, aprofundar seu impacto e explorar complementaridades com outros países e organizações internacionais.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.