Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1639
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1127.pdf1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: As Agências Federais de Crédito: um exame da distribuição espacial e setorial das aplicações: 1995-1999
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1127: As Agências Federais de Crédito: um exame da distribuição espacial e setorial das aplicações: 1995-1999
Federal Agencies Credit: an examination of the spatial and sectoral distribution of investments - 1995-1999
Authors: Vasconcelos, José Romeu de
Rodrigues, Alberto Alves
Abstract: As ações do governo no mercado financeiro são múltiplas, como seus efeitos sobre as condições do crédito também são os mais variados. Influenciando o mercado financeiro, o governo pode também influir sobre o volume de investimentos e sobre a demanda agregada. Além dessa influência indireta, convém notar que as autoridades podem agir sobre o mercado através da regulamentação dos intermediários financeiros. A pesquisa analisa o comportamento dos financiamentos concedidos pelas Agências Federais de Crédito (AFCs) às diversas unidades da federação (UFs) e aos diversos setores da atividade econômica brasileira, no período 1995-1999. O estudo permitiu a construção de um diagnóstico das operações de crédito das AFCs em nível de UFs. Dessa forma, no corpo do trabalho analisou-se a evolução da distribuição dos financiamentos das AFCs por UF e agregado regionalmente ao longo do período em análise, bem como o comportamento dos desembolsos das AFCs em nível de UFs, tomando por base o Produto Interno Bruto (PIB) das UFs. A pesquisa foi conduzida pela Diretoria de Estudos Regionais e Urbanos do Ipea (Dirur/Ipea), com colaboração das AFCs, exigindo, ainda, um processo de harmonização dos dados disponíveis, de forma a serem possíveis à consolidação dos mesmos. As fontes básicas dos dados primários foram as AFCs e Banco Central do Brasil (Bacen).
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.