Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16888
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tempo_Mundo_35_Artigo_10_alfabetizacao_alunos.pdf | 203.91 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | A Alfabetização de alunos de origem boliviana em escolas da fronteira Brasil - Bolívia : possibilidades e desafios |
Other Titles: | Literacy of students of bolivian origin in schools on the Brazil / Bolivia Border : possibilities and challenges Alfabetización de estudiantes de origen boliviano en escuelas de la frontera Brasil – Bolivia : posibilidades y desafíos |
Authors: | Claros, Kamile Frias Sambugari, Márcia Regina do Nascimento |
Abstract: | Este artigo aborda a alfabetização de alunos de origem boliviana em escolas de Corumbá localizadas na fronteira Brasil-Bolívia, trazendo alguns resultados da pesquisa sobre a formação continuada de professores(as) alfabetizadores(as) da rede municipal de ensino de Corumbá, Mato Grosso do Sul, que atuam em turmas em que há alunos que não têm a língua portuguesa como língua materna. Numa abordagem qualitativa, os dados foram produzidos a partir de entrevista com oito alfabetizadores, analisada por meio de alguns elementos da análise de conteúdo da vertente francesa, buscando as recorrências nos depoimentos dos(as) participantes. Da análise empreendida percebeu-se que há poucos materiais disponibilizados, tais como jogos, livros de literatura infantil, que contemplem o contexto boliviano. Os(as) professores(as) buscam pesquisar na internet textos, cursos, vídeos que possam contribuir em suas práticas de alfabetização em contextos de diversidade fronteiriça. A maioria não tem conhecimento da língua espanhola, tornando um desafio para a relação professor-aluno, mas ficou evidenciado que buscam formas de comunicação, e o tempo de exercício na docência tem contribuído. Este estudo buscou contribuir no levantamento de demandas de formação para alfabetizar em escolas de fronteira e colaborar na proposição de políticas de formação no município de Corumbá. |
metadata.dc.relation.references: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16791 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Revista Tempo do Mundo - Artigos |
Appears in Collections: | Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos Demografia. População: Artigos Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.