Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1798
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1297.pdf218.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Reestimativas do investimento privado brasileiro I): Qual a sensibilidade do investimento privado “referência 1985” a aumentos na carga tributária?
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1297: Reestimativas do investimento privado brasileiro I): Qual a sensibilidade do investimento privado “referência 1985” a aumentos na carga tributária?
Re-estimates of the Brazilian private investment I): What is the sensitivity of private investment "reference 1985" in relation to increases the tax burden?
Authors: Santos, Cláudio Hamilton Matos dos
Pires, Manoel Carlos de Castro
Abstract: Esse texto visa contribuir para o aprofundamento do debate sobre os impactos macroeconômicos da tributação no Brasil – e dos termos do “trade-off” entre tributação/distribuição e crescimento à disposição da sociedade brasileira – de três maneiras. Primeiramente, propõe uma tipologia simplificada para “mapear” a (relativamente pequena) literatura econométrica recente sobre os determinantes do investimento no Brasil e discute brevemente algumas características centrais dessa última. Em segundo lugar, tece considerações sobre os dados “de investimento” brasileiros e apresenta uma série trimestral (aproximada) para o investimento privado brasileiro baseada em dados compilados pelo Ministério do Planejamento e pela Secretaria de Política Econômica (SPE) e no estudo de Gobetti (2006). Finalmente, utiliza essa última série – além de aproximações da carga tributária brasileira trimestral apresentadas em Dos Santos e Costa (2007) e outras variáveis mais tradicionais – para obter estimativas econométricas dos determinantes do investimento privado brasileiro no período após a implantação do Plano Real. Um achado potencialmente importante desse estudo é que a elasticidade-carga tributária do investimento privado brasileiro parece ser próxima de menos um.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros
Sistema Tributário: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.