Publicação: Inflation and unemployment as determinants of inequality in Brazil: the 1980s
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
eng
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
1980-1991
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 298: Inflation and unemployment as determinants of inequality in Brazil: the 1980s, Inflação e desemprego como determinantes da desigualdade no Brasil: a década de 1980
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O texto analisa o impacto do desemprego e da inflação nos índices de desigualdade brasileiros da década de 80. Os dados utilizados são provenientes da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE, relacionando a distribuição de renda das seis maiores áreas metropolitanas no Brasil. Examina a relação entre a desigualdade de renda oriunda de trabalho e três variáveis: a taxa de inflação, o índice de desemprego e os diferenciais de renda vinculados ao grau de instrução. Os resultados obtidos sustentam a hipótese de que o desemprego aumenta o índice de desigualdade, enquanto a inflação afeta principalmente a classe média.
Resumo traduzido
This paper studies the oscillations of income distribution in Brazil during the 80s. Using monthly data for the six largest metropolitan areas, it claims that inequality responded to megainflation and the sharp oscillations in employment. As opposed to what happened in the 60s, education played no role in the change in inequality in the 80s.
