Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1871
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1049.pdf518.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: People's security survey in Brazil, Argentina and Chile: a regional comparative analysis
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1049: People's security survey in Brazil, Argentina and Chile: a regional comparative analysis
Pesquisa de segurança socioeconômica no Brasil, Argentina e Chile: uma análise regional comparativa
Authors: Ramos, Lauro Roberto Albrecht
Abstract: Este artigo apresenta os principais resultados obtidos nas pesquisas sobre segurança socioeconômica levadas a campo em 2001 na Argentina, Brasil e Chile. Uma análise comparativa entre os três países procura explicitar similaridades e contrastes de acordo com as noções de segurança subjacentes. Um traço comum entre eles é a existência de uma dicotomia clara no que se refere à noção de segurança associada ao mercado de trabalho e aos postos de trabalho em si: as pessoas que se encontravam desempregadas ou inativas no momento da pesquisa mostravam maior propensão à rotatividade e desalento; as que se encontravam ocupadas experimentavam, em geral, menor tendência à troca de emprego e menor duração dos períodos de desemprego. Por outro lado, algumas diferenças também são apontadas em respeito às noções de segurança associadas ao mercado de trabalho, com destaque para a Argentina, onde há um maior pessimismo, tanto em relação a questões objetivas quanto, de forma mais acentuada, no que tange às percepções dos agentes.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.