Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1876
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1038.pdf344.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Caminhos para a vida adulta: as múltiplas trajetórias dos jovens brasileiros
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1038: Caminhos para a vida adulta: as múltiplas trajetórias dos jovens brasileiros
Pathways to adulthood: the multiple trajectories of Brazilians young
Authors: Camarano, Ana Amélia
Mello, Juliana Leitão e
Pasinato, Maria Tereza de Marsillac
Kanso, Solange
Abstract: O trabalho discute a definição de jovem, enfocando as juventudes no Brasil no que diz respeito às formas de transição para a fase adulta, analisando as dimensões da escola, do trabalho e da família. Baseou-se em uma análise dos dados das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, de 1982 e 2002. Procurou-se explorar as variadas formas de transição para a vida adulta entre os jovens que se tornaram independentes, saindo da casa dos pais na condição de chefes e cônjuges, e entre os que nela permanecem na condição de filhos e outros parentes. Os resultados enfatizam uma multiplicidade de situações em que a transição pode ocorrer. Sugere-se que os processos são marcados por trajetórias não-lineares das fases da vida, podendo, por exemplo, os filhos virem antes do casamento, o casamento antes da inserção no mercado de trabalho, e assim por diante. Na mesma direção, considera-se que essa transição pode ocorrer em novos arranjos familiares que não passem necessariamente pela saída da casa dos pais. Não foi possível concluir no trabalho, em função da insuficiência de dados, se os processos são ou não reversíveis no tempo, mas considerou-se que as etapas do processo de transição carregam possibilidades de reversão.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Demografia. População: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.