Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1893
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBeltrão, Kaizô Iwakami-
dc.contributor.authorTeixeira, Moema De Poli-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1960-2000pt_BR
dc.date.accessioned2013-10-03T19:55:25Z-
dc.date.available2013-10-03T19:55:25Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1893-
dc.description.abstractEste trabalho acompanha a população de nível superior no Brasil desde o Censo de 1960 até o Censo de 2000, a partir das variáveis de sexo e cor, procurando identificar as tendências de crescimento na participação de mulheres e de pretos e pardos nas diferentes carreiras universitárias. Estudos recentes têm apontado para a segmentação desse mercado universitário tanto para as mulheres [Bourdieu (1999)] quanto para os negros [Teixeira (1998), Queiroz (2000) e Guimarães e Prandi (2001)]. Este texto pretende verificar as duas tendências no tempo, buscando observar se elas seguem ou não um mesmo padrão de seleção social e hierarquização nos moldes dos determinantes socioeconômicos constatados por Ribeiro e Klein (1982) nos anos 1980. O que se conclui é que sim, existe uma certa coincidência entre as trajetórias de acesso das mulheres e dos grupos de cor/raça socialmente menos privilegiados. Os caminhos que representam exceções para os homens pretos e pardos são os mesmos considerados por Julien Sorel na obra de Stendhal: O vermelho (carreira militar — Defesa Nacional) e o negro (carreira eclesiástica — Teologia).pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO vermelho e o negro: raça e gênero na Universidade brasileira: uma análise da seletividade das carreiras a partir dos censos demográficos de 1960 a 2000pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1052: O vermelho e o negro: raça e gênero na Universidade brasileira: uma análise da seletividade das carreiras a partir dos censos demográficos de 1960 a 2000pt_BR
dc.title.alternativeThe red and black: race and gender in the Brazilian University: an analysis of the selectivity of careers from the censuses from 1960 to 2000pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical47 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordCarreiras universitáriaspt_BR
dc.subject.keywordPopulação com nível superiorpt_BR
dc.subject.keywordMercado universitáriopt_BR
dc.subject.keywordAcesso à universidadept_BR
ipea.description.objectiveFazer um paralelo entre dois campos de análise da seleção universitária — o de gênero e o de cor/raça, identificando em que sentido e dimensões os dois campos ou questões se cruzam ou se identificam no tempo e no espaço.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1052pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe work follows the population with an undergraduate degree in Brazil since the 1960 Census until the year 2000. It also considers the variables sex and color/race, trying to identify the trends in the participation of women as well as Blacks and the Mixed-race population in the different university careers. Recent studies have noted a gender segmentation of the undergraduate market (Bourdieu, 1999) as well as a race segregation of the careers [Teixeira (1998), Queiroz (2000), Guimarães and Prandi (2001)]. This text intends to observe these two trends in time, checking if they present (or not) a common pattern of social selection and pecking order, similar to the socio-economic determinant pattern found by Ribeiro and Klein (1982) in the 1980s. The conclusion is that there is, to a certain extent, a coincidence among the paths of women and the less privileged racial/color groups in Brazil. The exceptions for Black and Mixed-race males are the same ones cogitated by Julien Sorel in Stendhal: Le Rouge (Red — a military career) and le Noir (Black – an ecclesiastic career).pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDemografia. Populaçãopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Demografia. População: Livros
Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1052.pdf710.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.