Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2196
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_832.pdf202.34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Substituindo o PIS e a COFINS - e por que não a CPMF? - Por uma contribuição não-cumulativa
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 832: Substituindo o PIS e a COFINS - e por que não a CPMF? - Por uma contribuição não-cumulativa
Replacing the PIS and COFINS - and why not the CPMF? - As a noncumulative contribution
Authors: Varsano, Ricardo
Pereira, Thiago Rabelo
Araújo, Erika Amorim
Silva, Napoleão Luiz Costa da
Ikeda, Marcelo
Abstract: A tributação cumulativa já é responsável no Brasil por quase 25% da arrecadação total dos três níveis de governo. Isso traz enormes prejuízos ao desempenho econômico do país e à sua balança comercial. Neste artigo, estimam-se as cargas setoriais de contribuições sociais cumulativas, bem como seu impacto sobre importações e exportações, discutem-se os seus malefícios e propõe-se sua substituição por contribuição não-cumulativa que gere idêntica arrecadação. Sugere-se que, em virtude de urgência e não obstante sacrifício de qualidade da contribuição, esta seja criada por lei ordinária, sem alteração da Constituição. As características preferíveis do tributo passível de criação sem emendar a Constituição são explicitadas e discutidas. São estimadas a alíquota uniforme necessária para assegurar arrecadação igual à atual bem como as alterações que ocorreriam nos recolhimentos de tributos dos diversos setores.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Tributário: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.