Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2255
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0501.pdf155.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A interdependência entre os mercados de frangos e bovinos: uma aplicação da metodologia VAR-estrutural
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 501: A interdependência entre os mercados de frangos e bovinos: uma aplicação da metodologia VAR-estrutural
The interdependence between poultry and beef markets: an application of VAR-structural methodology
Authors: Lima, Elcyon Caiado Rocha
Abstract: Neste artigo é feita uma investigação preliminar a respeito da interligação estatística e dinâmica entre as seguintes variáveis: abate de bovinos (em toneladas), abate de frangos (em toneladas), preço real do boi gordo, preço real do frango de corte, renda real (utilizando-se como proxy o índice mensal — base fixa — de produção da indústria) e o preço real do milho. Esta investigação permite ilustrar o potencial da metodologia VAR-Estrutural (Vetor Auto-Regressivo Estrutural) na obtenção de fatos estilizados e na identificação das equações estruturais de demanda e oferta em determinado mercado. Obtivemos os seguintes principais resultados: a) o abate de bovinos é pouco afetado pelas demais variáveis do modelo, mas o preço real do bovino é bastante afetado por deslocamentos da demanda por bovinos e da oferta de frango; b) as alterações, no abate de frango, são provocadas principalmente por deslocamentos na demanda por frango e o preço do frango é afetado por deslocamentos na oferta de frango e por choques no preço do milho; e c) o mercado de frangos afeta significativamente o mercado de bovinos, mas o mercado de bovinos parece pouco afetar o mercado de frangos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.