Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2305
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_0542.pdf | 96.42 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Uma Avaliação do impacto do programa Curumim sobre o desempenho escolar |
Other Titles: | Texto para Discussão (TD) 542: Uma Avaliação do impacto do programa Curumim sobre o desempenho escolar An impact assessment of programa Curumim on school performance |
Authors: | Barros, Ricardo Paes de Mendonça, Rosane Silva Pinto de Soares, Marcelo Cardoso |
Abstract: | O objetivo deste trabalho é fazer uma avaliação preliminar do impacto do programa Curumim sobre o desempenho escolar. A análise limita-se à região metropolitana de Belo Horizonte. Como medida do desempenho escolar, utilizamos os resultados de testes padronizados de Português, Matemática e Ciências, aplicados a crianças no início da terceira série e no final da quinta série do primeiro grau. A metodologia consiste, basicamente, em contrastar o rendimento de crianças ou escolas atingidas pelo programa, com o rendimento das não atingidas por ele, controlando-se por eventuais diferenças na qualidade do ambiente familiar e na intensidade da exposição. A análise conduzida neste estudo utiliza informações tanto em nível de escola como de aluno sobre rendimento escolar, ambiente familiar e exposição ao programa Curumim. Dentre as fontes utilizadas, a principal é o Programa de Avaliação da Escola Pública de Minas Gerais. A análise demonstra que o resultado depende sobretudo do método de estimação utilizado, e que nem todos geram resultados igualmente confiáveis. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. |
metadata.dc.type: | Texto para Discussão (TD) |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.