Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2342
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1903.pdfArquivo principal996.96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1903_Sumario_executivo.pdfSumário executivo36.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Metodologia de avaliação de resultados: o caso das intervenções do Pac Urbanização de Favelas
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1903: Metodologia de avaliação de resultados: o caso das intervenções do Pac Urbanização de Favelas
Methodology for evaluating results: the case of interventions Pac Slum Upgrading
Authors: Balbim, Renato Nunes
Krause, Cleandro Henrique
Becker, Maria Fernanda
Lima Neto, Vicente Correia
Cassiolato, Maria Martha de Menezes Costa
Andrade, Carla Coelho de
Abstract: Este texto parte do desenvolvimento de um processo de pesquisas sobre avaliação e meta-avaliação de políticas e intervenções de urbanização de assentamentos precários, e apresenta como resultado final uma proposta de metodologia para avaliação de intervenções de urbanização de favelas adequada às características e necessidades da atual política federal consubstanciada no PAC Urbanização de Favelas. Além de discorrer sobre diretrizes e princípios do processo de avaliação, é apresentado um manual de avaliação, que parte do princípio da indisponibilidade ou das dificuldades de obtenção de dados e informações, além das dificuldades em se proceder com um processo de avaliação de intervenções que se apoiam em projetos e planos precários. O texto oferece um conjunto de técnicas e estratégias que pretendem ser universais para a avaliação do amplo conjunto de intervenções de urbanização de favelas que estão sendo e serão executadas em todo o país a partir do PAC 1 e PAC 2. A metodologia foi desenvolvida a partir da sistematização de pesquisas e experiências anteriores e oferece subsídios aos órgãos federais no desempenho de suas funções e na reflexão sobre os aprimoramentos necessários. Ao longo do texto, a dupla função da avaliação é ressaltada, tanto na sua faceta de prestação de contas, transparência e controle, como na sua faceta de reflexão para o aprendizado e aperfeiçoamento contínuo. Além disso, a metodologia elaborada atua¬liza e revive a proposta anterior, desenvolvida pelo Ipea, do modelo lógico. O documento se apresenta como um guia para execução de avaliações, contendo orientações e dicas passo a passo para sua realização.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.