Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2342
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_1903.pdf | Arquivo principal | 996.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
TD_1903_Sumario_executivo.pdf | Sumário executivo | 36.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Metodologia de avaliação de resultados: o caso das intervenções do Pac Urbanização de Favelas |
Other Titles: | Texto para Discussão (TD) 1903: Metodologia de avaliação de resultados: o caso das intervenções do Pac Urbanização de Favelas Methodology for evaluating results: the case of interventions Pac Slum Upgrading |
Authors: | Balbim, Renato Nunes Krause, Cleandro Henrique Becker, Maria Fernanda Lima Neto, Vicente Correia Cassiolato, Maria Martha de Menezes Costa Andrade, Carla Coelho de |
Abstract: | Este texto parte do desenvolvimento de um processo de pesquisas sobre avaliação e meta-avaliação de políticas e intervenções de urbanização de assentamentos precários, e apresenta como resultado final uma proposta de metodologia para avaliação de intervenções de urbanização de favelas adequada às características e necessidades da atual política federal consubstanciada no PAC Urbanização de Favelas. Além de discorrer sobre diretrizes e princípios do processo de avaliação, é apresentado um manual de avaliação, que parte do princípio da indisponibilidade ou das dificuldades de obtenção de dados e informações, além das dificuldades em se proceder com um processo de avaliação de intervenções que se apoiam em projetos e planos precários. O texto oferece um conjunto de técnicas e estratégias que pretendem ser universais para a avaliação do amplo conjunto de intervenções de urbanização de favelas que estão sendo e serão executadas em todo o país a partir do PAC 1 e PAC 2. A metodologia foi desenvolvida a partir da sistematização de pesquisas e experiências anteriores e oferece subsídios aos órgãos federais no desempenho de suas funções e na reflexão sobre os aprimoramentos necessários. Ao longo do texto, a dupla função da avaliação é ressaltada, tanto na sua faceta de prestação de contas, transparência e controle, como na sua faceta de reflexão para o aprendizado e aperfeiçoamento contínuo. Além disso, a metodologia elaborada atua¬liza e revive a proposta anterior, desenvolvida pelo Ipea, do modelo lógico. O documento se apresenta como um guia para execução de avaliações, contendo orientações e dicas passo a passo para sua realização. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. |
metadata.dc.type: | Texto para Discussão (TD) |
Appears in Collections: | Administração Pública. Governo. Estado: Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.