Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2372
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_766.pdf486.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Distribuição espacial da população brasileira: mudanças na segunda metade deste século
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 766: Distribuição espacial da população brasileira: mudanças na segunda metade deste século
Spatial distribution of the population: changes in the second half of this century
Authors: Camarano, Ana Amélia
Beltrão, Kaizô Iwakami
Abstract: O principal objetivo deste trabalho é analisar as principais mudanças ocorridas com a distribuição espacial da população brasileira de 1940 a 1996, considerando-se duas dimensões do processo: rural-urbana e inter-regional. Foi visto que a ocupação do território brasileiro durante o período analisado foi caracterizada por uma grande perda de população rural e uma concentração populacional acentuada nas grandes cidades. Esse processo se deu de forma e timing diferenciados entre as várias regiões. A migração foi o principal determinante demográfico desse processo, dado que o crescimento vegetativo foi maior nas áreas de emigração. Outro movimento observado neste trabalho foi a expansão da fronteira agrícola nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte; isto se deu paralelamente a um crescimento da população urbana. Além disso, no mesmo período a nova capital federal foi construída numa área de baixa densidade demográfica, o Centro-Oeste. A despeito do grande crescimento populacional experimentado pela região Norte, a distribuição da população pelas cinco grandes regiões brasileiras não se alterou muito. No final do século XX, a população continua concentrada na região Sul. As mudanças foram mais importantes intra-regionalmente, levando a uma urbanização acelerada e a uma concomitante desruralização da população brasileira. A tendência das atividades econômicas é de continuar se concentrando nas grandes cidades da região Sudeste. Isso significa que, no futuro próximo, a população brasileira tenderá a continuar a se fixar nos grandes centros.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Demografia. População: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.