Publicação: Qualidade, eficiência e eqüidade no ensino de 1º grau: elementos para reflexão e debate
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
1950-1989
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 241: Qualidade, eficiência e eqüidade no ensino de 1º grau: elementos para reflexão e debate, Quality, efficiency and equity in education 1st grade: food for thought and debate
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este trabalho reúne resultados de estudos e pesquisas, dados estatísticos e séries históricas que proporcionam uma análise dos aspectos de qualidade, eficiência e equidade do sistema público regular de primeiro grau brasileiro, segundo um enfoque sistêmico e uma abordagem da Qualidade Total. Contém referências ao contexto econômico e social brasileiro, com base em indicadores econômicos e sociais nacionais, comparados a dados internacionais, e uma análse do sistema educacional relacionada com as demandas do mercado de trabalho. A análise específica dos sistema de ensino público regular de 1º grau baseia-se em indicadores de entrada, de processo e de resultados do sistema, cobrindo, principalmente, as duas últimas décadas. Por fim, o trabalho contém algumas reflexões referentes aos aspectos de qualidade intrínseca, atendimento e custo do sistema, com base no comportamento dos indicadores educacionais adotados, estratificados por região geográfica.
