Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2514
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0626.pdf367.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Ceará, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul: economia, finanças públicas e investimentos nos anos de 1986-1996
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 626: Ceará, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul: economia, finanças públicas e investimentos nos anos de 1986-1996
Ceará, Pernambuco, Paraná and Rio Grande do Sul: economics, public finance and investments in the years 1986-1996
Authors: Vasconcelos, José Romeu de
Abstract: Este estudo apresenta uma avaliação comparativa do desempenho recente das economias cearense e pernambucana, com destaque para o comportamento dos investimentos incentivados, os determinantes locacionais dos investimentos privados, e análise da evolução das finanças públicas dos referidos estados. Em seguida, expõe-se análise comparativa das economias gaúcha e paranaense, e a avaliação da evolução das finanças públicas nesses estados. O estudo procurou também identificar os fatores principais que influenciaram os empreendedores na tomada da decisão locacional dos investimentos, por meio da realização de uma pesquisa direta junto aos novos investidores nos quatro estados. As evidências acerca das finanças públicas de Pernambuco indicaram um quadro extremamente desconfortável, enquanto, no do Ceará, houve nítida atenção do governo estadual em promover um ajuste final no início de 1987, o que possibilitou o saneamento das contas públicas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.