Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2620
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira, Ajax Reynaldo Bello-
dc.contributor.authorRocha, Katia Maria Carlos-
dc.contributor.otherHashizume, Fabio Akira (Críticas, sugestões e disponibilização de dados)-
dc.contributor.otherPinheiro, Felipe (Críticas, sugestões e disponibilização de dados)-
dc.coverage.spatialPaíses emergentespt_BR
dc.coverage.temporal1996-2008pt_BR
dc.date.accessioned2014-02-25T17:50:56Z-
dc.date.available2014-02-25T17:50:56Z-
dc.date.issued2009-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2620-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar o efeito da política fiscal sobre as taxas de juros domésticas, utilizando um painel de 23 países emergentes no período de 1996 a 2008. Entre os países analisados, estão África do Sul, Argentina, Brasil, Bulgária, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Egito, Equador, Filipinas, Hungria, Índia, Indonésia, Malásia, México, Peru, Polônia, Rússia, Tailândia, Turquia, Ucrânia e Venezuela. Foram utilizadas diversas taxas de juros domésticas, relativas a dois bancos de dados: i) International Finance Statistics (IFS): government bond yield, deposit rate, discount rate/bank rate, treasury bill rate, money market rate; e ii) J.P.Morgan (2006): yield do índice Government Bond Index – Emerging Markets. A variável fiscal baseou-se na medida de austeridade fiscal proposta por Fávero e Giavazzi (2004) para a necessidade de financiamento do governo, que leva em consideração a acumulação de superávit primário necessário para manter a relação dívida/produto interno bruto (PIB) constante. O resultado principal mostra que não é possível rejeitar a hipótese de que a austeridade fiscal determina o nível das taxas de juros, e que o efeito tem o sinal esperado, ou seja, um aumento de 1% na acumulação do superávit primário reduz a taxa de juros em aproximadamente 100 pontos-base em média – uma estimativa coerente com estudos similares realizados em países emergentes.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA Política fiscal e as taxas de juros domésticas nos países emergentespt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1438: A Política fiscal e as taxas de juros domésticas nos países emergentespt_BR
dc.title.alternativeFiscal policy and domestic interest rates in emerging marketspt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical18 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPolítica fiscalpt_BR
dc.subject.keywordTaxas de juros domésticaspt_BR
dc.subject.keywordAusteridade fiscalpt_BR
dc.subject.keywordSuperavit primáriopt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar o efeito da política fiscal sobre as taxas de juros domésticas, utilizando um painel de 23 países emergentes no período de 1996 a 2008.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1438pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficas e bibliografia complementarpt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui anexopt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe objective of this paper is to analyze the role of fiscal policy sustainability over the determinants of domestic interest rate of a group of 23 emerging market countries in the period 1996-2008. Among the analyzed countries are: South Africa, Argentina, Brazil, Bulgaria, Chile, China, Colombia, Egypt, Ecuador, Philippines, Hungry, India, Indonesia, Kazakhstan, Malaysia, Mexico, Peru, Poland, Russia, Thailand, Turkey, Ukraine and Venezuela. We have used several domestic interest rates from two databases: 1) IFS: Government Bond Yield, Deposit Rate, Discount Rate/BankRate, Treasury Bill Rate, Money Market Rate; and 2) JPMorgan (2006): yield of JPMorgan Government Bond Index- Emerging Markets. Fiscal policy sustainability was based on Fávero and Giavazzi (2004), and known as the accumulation of primary budget surplus, that keeps the debt-to-gdp ratio constant. The main result shows that is not possible to reject the hypothesis that fiscal policy sustainability determines the level of domestic interest rate and the effect has the expected signal, i.e., an increase in 1% on the accumulation of primary budget surplus reduces the domestic interest rate by roughly 100 basis point, a coherent figure with studies focusing on emerging market countries.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1438.pdf202.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.