Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2661
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1403.pdf395.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Proteção das pessoas idosas dependentes: análise comparativa da experiência internacional
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1403: Proteção das pessoas idosas dependentes: análise comparativa da experiência internacional
Protection of dependent elderly: comparative analysis of international experience
Série Seguridade Social: proteção das pessoas idosas dependentes: análise comparativa da experiência internacional
Authors: Batista, Analia Soria
Jaccoud, Luciana de Barros
Aquino, Luseni Maria Cordeiro de
El-Moor, Patrícia Dario
Abstract: O fenômeno do crescimento da expectativa de vida, acompanhado pelo envelhecimento da população, é uma tendência mundial que vem marcando a dinâmica demográfica das sociedades atuais. Neste contexto, a preocupação com o tema da dependência se faz cada vez mais presente. Garantir as condições necessárias à manutenção da qualidade de vida das pessoas idosas e, em especial, dos idosos em situação de dependência funcional vem adquirindo relevância inédita na agenda pública. Este texto tem como objetivo apresentar o mapeamento de algumas experiências internacionais e uma análise comparativa da proteção para idosos dependentes em sete países selecionados (Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Reino Unido e Suécia), identificando as diferentes abordagens do tema da dependência, assim como as principais características das políticas públicas voltadas para este público. Na perspectiva de subsidiar discussões relativas à viabilidade de implantação de um sistema de proteção para idosos dependentes no Brasil, o texto apresenta ainda um balanço dos pontos de destaque no debate internacional sobre o tema.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Demografia. População: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.