Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2690
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1854.pdfArquivo principal1.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1854_sumario_executivo.pdfSumário executivo63.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Taxas bilaterais de câmbio: análise de desalinhamento para países selecionados
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1854: Taxas bilaterais de câmbio: análise de desalinhamento para países selecionados
Bilateral exchange rates: analysis of misalignment for selected countries
Authors: Ribeiro, Priscila Fernandes
Abstract: Este artigo tem como principal objetivo estimar o desalinhamento bilateral, a partir da metodologia descrita por Alberola et al.(1999) para os principais parceiros comerciais brasileiros. Para tanto, são apresentadas as principais abordagens utilizadas para a estimação das taxas reais de câmbio multilaterais e a descrição da metodologia empregada para obtenção das taxas de câmbio bilaterais a partir de tais medidas. Por fim, segundo os resultados obtidos por Marçal (2012) e atualizando-os para o ano de 2011, obtêm-se os desalinhamentos bilaterais frente ao real e ao dólar. De forma geral, os países europeus apresentam significativo desalinhamento positivo frente ao real, enquanto frente ao dólar apresentam pequeno desalinhamento, tanto positivo quanto negativo. O Brasil apresenta desalinhamento negativo frente ao dólar, e é possível verificar a consistência da metodologia empregada, principalmente se comparado ao desalinhamento dos Estados Unidos frente ao real, que apresentou desalinhamento positivo.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.