Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2691
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_1003.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Alfabetização por sexo e raça no Brasil: um modelo linear generalizado para explicar a evolução no período 1940-2000 |
Other Titles: | Texto para Discussão (TD) 1003: Alfabetização por sexo e raça no Brasil: um modelo linear generalizado para explicar a evolução no período 1940-2000 Literacy by sex and race in Brazil: a generalized linear model to explain the evolution in the period 1940-2000 |
Authors: | Beltrão, Kaizô Iwakami |
Abstract: | As barreiras cognitivas impedem o avanço dos grupos sociais menos afluentes. Depois da linguagem falada, é a linguagem escrita a fronteira mais básica a ser transposta para exercer uma real cidadania. Este trabalho apresenta e analisa as taxas de alfabetização da população brasileira tal como mensurada nos censos entre 1940 e 2000. Sempre que possível, desagrega essa informação por cor ou raça (o quesito de cor ou raça só não foi levantado no Censo de 1970). O quadro é de uma discrepância que diminui no tempo, e de alguma forma muito mais rapidamente para as mulheres. Quando se considera o agregado da população, a taxa de alfabetização feminina superou a masculina já no Censo de 1991. Existe uma clara hierarquização nos níveis de alfabetização das diferentes categorias de raças ou cores consideradas nos censos brasileiros: amarela, branca, parda, preta e indígena. Um modelo linear generalizado com função de ligação logito e distribuição binomial é ajustado, confirmando os comentários já realizados e quantificando a intensidade das diferenças. Nos Anexos encontram-se disponíveis, respectivamente, as taxas brutas para a população de 10 anos e mais os parâmetros estimados para o modelo completo com interações. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. |
metadata.dc.type: | Texto para Discussão (TD) |
Appears in Collections: | Educação: Livros Gênero e Raça |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.