Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2797
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_909.pdf149.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A participação social na gestão pública: avaliação da experiência do Conselho Nacional de Previdência Social (1991/2000)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 909: A participação social na gestão pública: avaliação da experiência do Conselho Nacional de Previdência Social (1991/2000)
Social participation in public management: assessing the experience of the National Social Insurance Council (1991/2000)
Authors: Delgado, Guilherme Costa
Schwarzer, Helmut
Querino, Ana Carolina
Lucini, Juana Andrade de
Abstract: O texto faz um balanço de quase uma década de atuação do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), criado em 1992 para permitir o compartilhamento da gestão previdenciária entre governo, trabalhadores, empregadores e aposentados. Para fazer este balanço, o estudo faz um levantamento da construção do Conselho, compara as resoluções emitidas pelo CNPS entre 1992 e 2000 com os atos administrativos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS), bem como entrevista um conjunto relevante de componentes e de ex-componentes do CNPS. A conclusão é a existência de um consenso quanto à insuficiência da práxis do CNPS em atingir o objetivo de efetivamente permitir a co-gestão na área previdenciária no período e a necessidade de sua reforma.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Previdência. Previdência Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.