Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2880
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCorbucci, Paulo Roberto-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1990-1999pt_BR
dc.date.accessioned2014-03-26T15:36:45Z-
dc.date.available2014-03-26T15:36:45Z-
dc.date.issued2003-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2880-
dc.description.abstractO presente texto analisa a evolução da pós-graduação stricto sensu no Brasil ao longo da década de 1990. Para tanto, apresentam-se na segunda seção dados que permitem visualizar a expansão ocorrida em termos de programas, de matrículas e de estudantes titulados. Na terceira seção são analisados os resultados dos processos de avaliação coordenados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no início e no fim da década. A quarta seção trata dos gastos realizados pela União, em especial daqueles sob a alçada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Capes. Por fim, na quinta seção, são identificados os principais avanços ocorridos no período, bem como os desafios que se colocam para o momento atual.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDimensionamento, qualidade e gastos federais com pós-graduação stricto sensu no Brasil na década de 90pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 953: Dimensionamento, qualidade e gastos federais com pós-graduação stricto sensu no Brasil na década de 90pt_BR
dc.title.alternativeSizing, quality, and federal spending on post-graduate studies in Brazil in the 90spt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical21 p.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPós-graduação stricto sensupt_BR
dc.subject.keywordAvaliação da pós-graduaçãopt_BR
dc.subject.keywordGastos com pós-graduaçãopt_BR
ipea.description.objectiveIdentificar tendências assumidas pela pós-graduação stricto sensu no Brasil, no que se refere ao seu dimensionamento físico, à qualidade da oferta e ao papel desempenhado pela União no tocante à sua manutenção.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 953pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe purpose of the text is to outline the evolution of graduate education in Brazil, during the last decade. In doing so, in the second chapter it shows the expansion of institutional programs, as well enrollments data. In chapter three, results of evaluations executed by Capes are analyzed, confronting the results registered at the beginning and the end of the decade. The fouth chapter analyses the federal government expenditures, specially those executed by Capes and CNPq. The last chapter highlights the main improvements, as well some of the challenges for the present.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_953.pdf94.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.