Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3402
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPP n43 Desafio.htm2.37 kBHTMLView/Open
Title: O Desafio da escolha e as atribuições da banca na seleção docente nas universidades federais
Other Titles: The Challenge to choice and the examination board role in teacher selection in federal universities
El Reto de la escuela y las atribuciones de la mesa en la selección docente en las universidades federales
Le Défi du choix et les attributions du jury dans les recrutements de professeurs des universités fédérales
Authors: Binotto, Erlaine
Siqueira, Elisabete Stradiotto
Hoff, Debora Nayar
Mortari, Natália Corrêa
Silva, Fabiula Meneguete Vides da
Abstract: Este artigo objetiva analisar o processo de seleção docente sob a óptica dos professores que tenham participado de bancas de concurso das universidades públicas federais na área das Ciências Sociais Aplicadas (CSA). Os questionários foram enviados a professores que tenham participado de banca de concurso público de todas as universidades federais. Constata-se que não fica perceptível o espaço para a diversidade, uma vez que a escolha dos pares que avaliarão os candidatos não é orientada prioritariamente por requisitos vinculados à produção acadêmica, predominando uma forte tendência para as relações pessoais e formação na área. Na análise do processo, trazida pelos membros da banca, consta-se que o processo é amplamente subjetivo e não desenvolve a dimensão reconstrutiva do conhecimento.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3324
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Artigos
Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.