Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3402
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBinotto, Erlaine-
dc.contributor.authorSiqueira, Elisabete Stradiotto-
dc.contributor.authorHoff, Debora Nayar-
dc.contributor.authorMortari, Natália Corrêa-
dc.contributor.authorSilva, Fabiula Meneguete Vides da-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-02-20T19:15:53Z-
dc.date.available2015-02-20T19:15:53Z-
dc.date.issued2014-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3402-
dc.description.abstractEste artigo objetiva analisar o processo de seleção docente sob a óptica dos professores que tenham participado de bancas de concurso das universidades públicas federais na área das Ciências Sociais Aplicadas (CSA). Os questionários foram enviados a professores que tenham participado de banca de concurso público de todas as universidades federais. Constata-se que não fica perceptível o espaço para a diversidade, uma vez que a escolha dos pares que avaliarão os candidatos não é orientada prioritariamente por requisitos vinculados à produção acadêmica, predominando uma forte tendência para as relações pessoais e formação na área. Na análise do processo, trazida pelos membros da banca, consta-se que o processo é amplamente subjetivo e não desenvolve a dimensão reconstrutiva do conhecimento.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO Desafio da escolha e as atribuições da banca na seleção docente nas universidades federaispt_BR
dc.title.alternativeThe Challenge to choice and the examination board role in teacher selection in federal universitiespt_BR
dc.title.alternativeEl Reto de la escuela y las atribuciones de la mesa en la selección docente en las universidades federalespt_BR
dc.title.alternativeLe Défi du choix et les attributions du jury dans les recrutements de professeurs des universités fédéralespt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 225-249pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordSeleçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordUniversidades federaispt_BR
dc.subject.keywordAvaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordUniversidades públicas federaispt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3324-
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 43, 322 p., jul./dez. 2014.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper aims to analyze the teacher selection process under the teachers ‘ optics that have participated in the examination board of federal public universities, in the area of Applied Social Science (CSA). The questionnaires were sent to teachers who have participated in public contest stand of all federal universities. There isn´t noticeable space for diversity since the choice of pairs that evaluate applicants is not primarily driven by requirements linked to academic production, with a strong tendency to personal relations and training in the area. In the analysis of the case brought by members of the examination board, is that the process is largely subjective and does not develop the reconstructive knowledge dimension.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationCiência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatísticapt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Artigos
Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPP n43 Desafio.htm2.37 kBHTMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.