Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3402
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPP n43 Desafio.htm | 2.37 kB | HTML | View/Open |
Title: | O Desafio da escolha e as atribuições da banca na seleção docente nas universidades federais |
Other Titles: | The Challenge to choice and the examination board role in teacher selection in federal universities El Reto de la escuela y las atribuciones de la mesa en la selección docente en las universidades federales Le Défi du choix et les attributions du jury dans les recrutements de professeurs des universités fédérales |
Authors: | Binotto, Erlaine Siqueira, Elisabete Stradiotto Hoff, Debora Nayar Mortari, Natália Corrêa Silva, Fabiula Meneguete Vides da |
Abstract: | Este artigo objetiva analisar o processo de seleção docente sob a óptica dos professores que tenham participado de bancas de concurso das universidades públicas federais na área das Ciências Sociais Aplicadas (CSA). Os questionários foram enviados a professores que tenham participado de banca de concurso público de todas as universidades federais. Constata-se que não fica perceptível o espaço para a diversidade, uma vez que a escolha dos pares que avaliarão os candidatos não é orientada prioritariamente por requisitos vinculados à produção acadêmica, predominando uma forte tendência para as relações pessoais e formação na área. Na análise do processo, trazida pelos membros da banca, consta-se que o processo é amplamente subjetivo e não desenvolve a dimensão reconstrutiva do conhecimento. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3324 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos |
Appears in Collections: | Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Artigos Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.