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Title: Casos reais de implantação do modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: a experiência do governo de Minas Gerais
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2038 : Casos reais de implantação do modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: a experiência do governo de Minas Gerais
Actual cases of the knowledge management framework for the Brazilian public administration: the government's experience of Minas Gerais
Authors: Batista, Fábio Ferreira
Fantoni, Margarida Maria Souto
Carmo, Marco Aurélio Zancanela do
Vieira, Renato de Alcino
Abstract: O presente estudo analisa a utilização do modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira (MGCAPB) e da metodologia de implantação do Plano de Gestão do Conhecimento (PGC), ambos fundamentados no livro, publicado pelo Ipea, intitulado Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira (Batista, 2012). O trabalho apresenta o MGCAPB e as etapas de implementação do PGC; descreve o histórico da gestão do conhecimento (GC) no governo de Minas Gerais; narra a evolução das discussões em torno da fundamentação do modelo e da organização dos processos de GC; relata a implementação da GC com base no plano estadual e nos planos setoriais; discute o processo de implantação do MGCAPB na Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); aborda a implantação do MGCAPB na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG); apresenta as lições aprendidas com a adoção do MGCAPB e com a utilização da metodologia de implementação do PGC, assim como descreve os resultados preliminares obtidos pelos três órgãos do governo de Minas Gerais. No trabalho, argumenta-se que a experiência do governo do estado de Minas Gerais mostra que tanto o modelo como a metodologia de implementação da gestão do conhe¬cimento podem ser úteis a outros governos estaduais. Salienta-se, também, que como a experiência da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag/MG), da PCMG e da PMMG e o início da implementação do plano estadual e dos planos setoriais de GC são ainda muito recentes, não é possível ainda avaliar o impacto das iniciativas de GC no desempenho das instituições. Por isso, recomenda-se a realização de estudos nos próximos anos para verificar a existência de relação de causa e efeito entre as práticas de GC implantadas e os resultados organizacionais, isto é, aumento da eficiência dos processos de trabalho, melhoria da qualidade dos serviços prestados à população e efetividade dos programas e projetos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



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