Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3631
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2056.pdf1.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2056_sumex.pdf36.95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2056_apendice.xlsx2.31 MBMicrosoft Excel XMLView/Open
Title: Compatibilização de mudanças em classificações desagregadas do IPCA (1999-2014)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2056 : Compatibilização de mudanças em classificações desagregadas do IPCA (1999-2014)
Authors: Martinez, Thiago Sevilhano
Abstract: Este texto propõe três adaptações relacionadas a desagregações do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) com o intuito de disponibilizar dados relevantes para estudos sobre inflação no Brasil em cortes desagregados, em periodicidade mensal de agosto de 1999 a setembro de 2014. Na primeira, é feita a compatibilização das séries de subitens, o nível mais desagregado do IPCA, entre as três estruturas de ponderação vigentes desde o início do regime de metas de inflação: de agosto de 1999 a junho de 2006; de julho de 2006 a dezembro de 2011; e de janeiro de 2012 em diante. Resultaram do procedimento 313 séries de subitens, que cobrem no mínimo 95% da ponderação do IPCA em cada mês do período. Na segunda, são retrocedidos até 1999 os rótulos vigentes atualmente das classificações desagregadas do Banco Central do Brasil (BCB) em comercializáveis, não comercializáveis e monitorados (CNCM) assim como em duráveis, não duráveis, semiduráveis, serviços e monitorados (DNDS). As séries assim obtidas são comparadas com as originais do BCB, nas quais as reclassificações não são retrocedidas. Também são calculadas as séries da classificação em alimentos e bebidas, produtos industriais, serviços e monitorados (AISM), usada pelo BCB em curvas de Phillips desagregadas. Na terceira, as séries de subitens compatibilizadas desde 1999 são classificadas segundo a desagregação do IPCA por natureza dos produtos de Martinez (2014), a qual também é baseada nas classificações do BCB.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.