Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4157
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPP_n44_Dimensoes.pdf | 838.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Dimensões e qualidade dos cursos superiores em áreas de CTEM no Brasil entre 2000 e 2013 |
Other Titles: | Dimensions and quality of the tertiary education in stem fields in Brazil between 2000 and 2013 Dimensiones y calidad de la formación terciaria en las áreas de ingeniería y de ciencia, tecnología y matemáticas al Brasil desde 2000 hasta 2013 Dimensions et qualité de la formation supérieur dans les domaines de la science, technologie, ingénierie et mathématiques au Brésil depuis 2000 jusqu’en 2013 |
Authors: | Gusso, Divonzir Arthur Nascimento, Paulo A. Meyer M. |
Abstract: | Analisa a evolução da formação superior nas grandes áreas de Ciências, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção no Brasil entre 2000 e 2012. As tendências são observadas em separado para os segmentos público e privado da oferta, mostrando a contribuição das universidades e de outros tipos de instituições de ensino superior – destacando a das universidades de pesquisa e doutorado enumeradas em Steiner (2005, 2006). Questões relativas à qualidade também são discutidas, partindo tanto do desempenho observado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), quanto dos fluxos de egressos das universidades de pesquisa e doutorado de Steiner (2005, 2006) e das “instituições de elite” identificadas por Carnoy et al. (2013). Os resultados sugerem que o fluxo de conclusões de cursos de graduação nessas áreas tem se expandido ano a ano. Porém, além de ainda ser baixa em comparação com outros países, a formação de pessoal técnico-científico de nível superior no Brasil encontra-se concentrada em cursos e instituições com baixos indicadores de desempenho acadêmico. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4115 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.