Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4178
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPP n42 Determinantes.pdf | 733.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Determinantes dos piores e melhores resultados educacionais dos alunos da rede pública de ensino fundamental no Brasil |
Other Titles: | Determinants of the worst and best academic results of students from public elementary school in Brazil Determinantes de los peores y de los mejores resultados escolares de los estudiantes de las escuelas primarias públicas en Brasil Déterminants des pires et le meilleur résultats scolaires des élèves des écoles publiques primaires au Brésil |
Authors: | Almeida, Aléssio Tony Cavalcanti de |
Abstract: | Este trabalho visa identificar os principais determinantes dos resultados escolares dos alunos, em especial, daqueles discentes de escolas públicas que apresentam as piores e as melhores proficiências em testes padronizados na primeira e segunda fase do ensino fundamental no Brasil. A pesquisa traz como elementos diferenciados nesta temática de estudo no país, a análise dos efeitos de programas de reforço de aprendizagem e do hábito de leitura dos discentes sobre o desempenho escolar. Para atender a tais objetivos, são utilizados os microdados da Prova Brasil 2011 e a regressão quantílica, método econométrico que permite compreender os efeitos das variáveis explanatórias sobre o desempenho escolar dos alunos para os n-ésimos quantis da distribuição condicional. Os resultados centrais da pesquisa apontam que a existência de programas de reforço escolar não se mostra determinante para os resultados dos alunos, sobretudo, para aqueles do 5o ano do ensino fundamental. Além do mais, a falta de hábito de leitura do estudante é um fator que contribui para a redução do seu desempenho escolar. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3626 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.