Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4242
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGusso, Divonzir Arthur (Colaborador)-
dc.contributor.authorZen, Eduardo Luiz (Colaborador)-
dc.contributor.authorOliveira, Luis Felipe Batista de (Colaborador)-
dc.contributor.authorCorbucci, Paulo Roberto (Colaborador)-
dc.contributor.authorZardo, Sinara Pollom (Colaboradora)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-08-24T12:58:12Z-
dc.date.available2015-08-24T12:58:12Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4242-
dc.description.abstractEstre capítulo traz, como fatos relevantes de 2012-2013, o pacto nacional pela alfabetização na idade certa; o novo foco do Programa Mais Educação, que ampliou substancialmente sua abrangência no período; as alterações importantes recentemente ocorridas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); e os desdobramentos da aprovação da lei de cotas para ingresso em universidades e instituições de ensino técnico federais. Como acompanhamento da política e dos programas do Ministério da Educação (MEC), o capítulo menciona 2012 como marco inicial do Plano Plurianual (PPA) – Plano Mais Brasil, a vigorar no período 2012-2015. São apresentadas, também, a execução física e financeira e a evolução dos principais indicadores referentes a 2012 para a educação básica, nos seus diferentes níveis, e para a educação superior. Por fim, o tema em destaque, com foco na relação entre educação e trabalho, explora os nexos entre a constituição e o desempenho das estruturas educativas e a inserção das pessoas no sistema produtivo. Traz parte da experiência internacional e reflete sobre o curso seguido pelas instituições educativas e de formação profissional no Brasil, com intuito de apontar alguns desafios das políticas públicas na área.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEducaçãopt_BR
dc.typePolíticas Sociais: acompanhamento e análise - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp//:www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicaln. 225-286 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacionalpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolítica socialpt_BR
dc.subject.keywordFormação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordPrograma de governopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordPlano Nacional de Educação (PNE)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4119pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Políticas Sociais : Acompanhamento e Análise, Brasília, n. 22, 2014.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bps_n22_educação.pdf734.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.