Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4242
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gusso, Divonzir Arthur (Colaborador) | - |
dc.contributor.author | Zen, Eduardo Luiz (Colaborador) | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Luis Felipe Batista de (Colaborador) | - |
dc.contributor.author | Corbucci, Paulo Roberto (Colaborador) | - |
dc.contributor.author | Zardo, Sinara Pollom (Colaboradora) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-08-24T12:58:12Z | - |
dc.date.available | 2015-08-24T12:58:12Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4242 | - |
dc.description.abstract | Estre capítulo traz, como fatos relevantes de 2012-2013, o pacto nacional pela alfabetização na idade certa; o novo foco do Programa Mais Educação, que ampliou substancialmente sua abrangência no período; as alterações importantes recentemente ocorridas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); e os desdobramentos da aprovação da lei de cotas para ingresso em universidades e instituições de ensino técnico federais. Como acompanhamento da política e dos programas do Ministério da Educação (MEC), o capítulo menciona 2012 como marco inicial do Plano Plurianual (PPA) – Plano Mais Brasil, a vigorar no período 2012-2015. São apresentadas, também, a execução física e financeira e a evolução dos principais indicadores referentes a 2012 para a educação básica, nos seus diferentes níveis, e para a educação superior. Por fim, o tema em destaque, com foco na relação entre educação e trabalho, explora os nexos entre a constituição e o desempenho das estruturas educativas e a inserção das pessoas no sistema produtivo. Traz parte da experiência internacional e reflete sobre o curso seguido pelas instituições educativas e de formação profissional no Brasil, com intuito de apontar alguns desafios das políticas públicas na área. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Educação | pt_BR |
dc.type | Políticas Sociais: acompanhamento e análise - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http//:www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | n. 225-286 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de governo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano Nacional de Educação (PNE) | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4119 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Políticas Sociais : Acompanhamento e Análise, Brasília, n. 22, 2014. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
bps_n22_educação.pdf | 734.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.