Publicação:
Estratificação educacional e progressão escolar por série no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Este trabalho trata dos determinantes do desempenho escolar por meio da progressão em duas séries do ensino fundamental (progressões na 1ª e na 5ª série, uma vez que a 4ª série foi concluída). O trabalho faz uma decomposição do aumento dos anos médios de estudo para as várias coortes que entraram na escola entre 1945 e 1985. Essa decomposição foi feita utilizando o conceito de probabilidade de progressão escolar por série e mostra que as progressões na 1ª e na 5ª série explicam 79% dos ganhos nos anos de estudo no período. Essas duas progressões são, por sua vez, as variáveis dependentes na estimação de um modelo de regressão logística hierárquica. Para tanto, foram utilizados os microdados de 12 Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNAD) das décadas de 1980 e 1990. No primeiro nível de hierarquia foram incluídas as características ocioeconômicas das famílias. No segundo, são incluídas variáveis agregadas do local onde a família mora, como a escolaridade média dos professores. O resultado mais importante é que a escolaridade da professora afeta positivamente o intercepto da progressão para a 1ª série e, negativamente, o coeficiente positivo da escolaridade da mãe. Em outras palavras, a escolaridade das professoras é substituto para a escolaridade das mães, mostrando que melhores professores aumentariam o nível e reduziriam a desigualdade na distribuição da educação no Brasil. No caso da progressão na 5ª série o impacto é positivo no intercepto, mas o impacto no coeficiente da escolaridade da mãe não é estatisticamente significativo.

Resumo traduzido

This paper decomposes the increase in average educational levels between cohorts born in 1945 and 1985 using the concept of school progression probability. The most important result in this decomposition is that two transitions, to first and fifth grades, explain 79% of the increase in schooling attainment between 1945 and 1985. These two probabilities are, in their turn, used as dependent variables in a hierarchical logistic regression estimated using the PNAD microdata from 12 years during the 1980 and 1990. In level one of the regression were included family and individual variables. In the second level, averages of school inputs in the region where the family lives, such as average schooling of teachers. The most important result is that teacher schooling positively affects the intercept and negatively affects the impact of the mother´s educational level. This means that more investment in schooling will improve both the level and inequality in the educational distribution. This effect is stronger in the transition to first grade and weaker in the transition into fifth grade.

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais