Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4372
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2092.pdf3.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2092_sumex.pdf52.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Identificação de mercados geográficos e construção de indicadores de concorrência no setor portuário brasileiro
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2092 : Identificação de mercados geográficos e construção de indicadores de concorrência no setor portuário brasileiro
Authors: Carvalho, Alexandre Xavier Ywata de
Coutinho, Paulo César
Oliveira, André Rossi de
Britto, Paulo Augusto P. de
Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Abstract: Neste estudo, faz-se uma análise dos mercados geográficos para o setor portuário no Brasil, identificando áreas de influência dos portos no país. Na identificação dos mercados geográficos, emprega-se uma análise de conglomerados espaciais, com base em dados observados de comércio exterior. De maneira geral, observou-se que o fator geográfico é um dos aspectos mais importantes para a escolha dos agentes em relação a que porto utilizar para exportar ou importar os seus produtos. Nas Unidades da Federação na costa brasileira, os indicadores de concorrência evidenciam uma maior concentração justamente nos portos localizados nestes estados, ou em estados vizinhos. Para exportadores ou importadores localizados em estados no interior do país, os indicadores de concentração sugerem uma maior diversificação dos portos utilizados. A importância verificada para o aspecto geográfico pode estar relacionada diretamente aos custos de transportes internos e ao seu peso sobre o valor total da logística de exportação ou importação. Uma vez identificados os mercados geográficos para o setor portuário, podem ser levantados indicadores de concorrência entre portos (interportos) e entre terminais de um mesmo porto (intraporto). No caso da concorrência intraporto, é possível analisar, por exemplo, a concorrência entre os terminais prestadores de serviços nos portos para cada hinterlândia. Isto parece aos autores deste texto uma abordagem intermediária mais realista, vis-à-vis uma análise de concorrência entre todos os terminais do país, ou entre apenas os terminais dentro de um mesmo porto. O processo de análise aqui empregado ilustra os ganhos na compatibilização de informações mais agregadas sobre exportações e importações por porto no país, com as informações desagregadas sobre movimentações nos terminais.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Transportes: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.