Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4930
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiscussionPaper_151.pdf400.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Socioeconomic structure, self-fuifilment, homicides and spatial dependence in Brazil
Other Titles: Discussion Paper 151 : Socioeconomic structure, self-fuifilment, homicides and spatial dependence in Brazil
Estrutura socioeconômica, auto-realização, homicídios e vitimização local no Brasil
Authors: Carvalho, Alexandre Xavier Ywata de
Cerqueira, Daniel Ricardo de Castro
Lobão, Waldir Jesus Araújo
Abstract: Neste estudo, desenvolvemos um modelo teórico para explicar a taxa de homicídios em uma determinada localidade e estimamos, através de métodos bayesianos, um modelo econométrico com estrutura espacial para testar as hipóteses. Admitimos que, na busca pela auto-realização, ao tomar a decisão por perpetrar a violência, o indivíduo responde não apenas a benefícios e custos econômicos esperados, mas a um sistema interno de premiação e punição, sintetizado pelas emoções. A valoração simbólica, em particular, no que diz respeito às normas estabelecidas e à valoração subjetiva da vida dependem dos laços de ligação socioeconômica e da faixa etária. As conclusões teóricas revelam que em localidades onde há maior desigualdade da renda, maior proporção de jovens na população e maior vulnerabilidade socioeconômica, maior deveria ser a probabilidade de vitimização por homicídio. Procuramos evidências das proposições teóricas com base em um modelo estatístico regressivo-auto-regressivo espacial misto, cujas informações cobriram 5.507 municípios brasileiros para os anos de 1999 a 2001. Calculamos o risco de um indivíduo residente em tal município sofrer homicídio e confrontamos essa variável com um conjunto de variáveis socioeconômicas estruturais, de modo a se obterem as elasticidades da taxa de homicídios e o efeito que a dependência espacial exerce para explicar o risco de vitimização local. Os resultados sugeriram haver evidências das proposições teóricas.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2634
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Reproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited.
metadata.dc.type: Discussion Paper
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.