Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5217
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Radar_n12_Evolução.pdf | 397.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Evolução do desempenho cognitivo do Brasil de 2000 a 2009 |
Authors: | Soares, Sergei Suarez Dillon Nascimento, Paulo A. Meyer M. |
Abstract: | A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) promove, desde 2000, uma avaliação educacional em larga escala em seus países membros e em países com os quais estabelece acordos de parceria para esta finalidade. A avaliação, denominada Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), acontece a cada três anos. Sua quarta e mais recente edição teve lugar em 2009 – com os respectivos resultados divulgados em dezembro de 2010. Seu principal mérito é tornar disponível, para livre acesso, uma base pública de dados de abrangência internacional, com informações sobre desempenho cognitivo passíveis de serem cruzados com variáveis contextuais construídas a partir de questionários respondidos pelas escolas, pelas famílias, e pelos próprios estudantes testados. Assim sendo, no que tange à evolução das desigualdades, as quatro edições do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) tornam possível vislumbrar como tem evoluído a variância do desempenho dos estudantes brasileiros ao longo do tempo. Com isso, pode-se perceber a distância entre nossos estudantes de melhor e de pior desempenho estaria aumentando – o que sinalizaria um aumento das desigualdades educacionais – ou diminuindo – o que seria um indicio de redução das desigualdades educacionais. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3441 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesaquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Radar - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.