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Title: Evolução do desempenho cognitivo do Brasil de 2000 a 2009
Authors: Soares, Sergei Suarez Dillon
Nascimento, Paulo A. Meyer M.
Abstract: A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) promove, desde 2000, uma avaliação educacional em larga escala em seus países membros e em países com os quais estabelece acordos de parceria para esta finalidade. A avaliação, denominada Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), acontece a cada três anos. Sua quarta e mais recente edição teve lugar em 2009 – com os respectivos resultados divulgados em dezembro de 2010. Seu principal mérito é tornar disponível, para livre acesso, uma base pública de dados de abrangência internacional, com informações sobre desempenho cognitivo passíveis de serem cruzados com variáveis contextuais construídas a partir de questionários respondidos pelas escolas, pelas famílias, e pelos próprios estudantes testados. Assim sendo, no que tange à evolução das desigualdades, as quatro edições do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) tornam possível vislumbrar como tem evoluído a variância do desempenho dos estudantes brasileiros ao longo do tempo. Com isso, pode-se perceber a distância entre nossos estudantes de melhor e de pior desempenho estaria aumentando – o que sinalizaria um aumento das desigualdades educacionais – ou diminuindo – o que seria um indicio de redução das desigualdades educacionais.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3441
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesaquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Radar - Artigos
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