Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6404
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Radar_n15_Ocupações.pdf736.76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Ocupações técnico-científicas no setor de telecomunicações : considerações sobre sua intensidade e sobre a oferta de mão de obra qualificada
Authors: Sousa, Rodrigo Abdalla Filgueiras de
Nascimento, Paulo A. Meyer M.
Abstract: O estudo de Sousa e Nascimento (no prelo) visa contribuir na dimensão tanto da intensidade em pessoal técnico-científico quanto da eventual dificuldade de preencher tais postos de trabalho no setor de telecomunicações. Utilizando dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), ambos registros do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a análise é feita considerando o setor em sentido amplo, combinando as prestadoras de serviços de telecomunicações com o conjunto de atividades econômicas do complexo eletrônico, uma vez que ambos os segmentos acabam por estar diretamente ligados ao desenvolvimento das telecomunicações num contexto de convergência tecnológica. O presente trabalho antecipa alguns dos resultados deste estudo, particularmente buscando investigar: i) se o setor é relativamente mais intensivo em pessoal técnico-científico do que a média da economia nacional; ii) se há dados que forneçam alguma indicação objetiva de que o setor esteja encontrando dificuldades em recrutar e em manter profissionais de carreiras técnico-científicas. A concentração do estudo baseia-se em dois objetos de pesquisa, além de possíveis recomendações de política, e levantar potenciais questões para investigação futura.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3463
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Radar - Artigos
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Artigos
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.