Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6486
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2151.pdf585.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2151_sumex.pdf72.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A governança metropolitana da mobilidade : uma análise a partir dos estados
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2151 : A governança metropolitana da mobilidade : uma análise a partir dos estados
Authors: Lima Neto, Vicente Correia
Orrico Filho, Rômulo Dante
Abstract: O transporte público consiste em uma função pública de interesse comum (Fpic), sendo base constitucional para a formulação de regiões metropolitanas (RMs) por parte da entidade de governo estadual. Este texto desenvolve uma análise crítica a partir de diversos relatórios estaduais do projeto Governança Metropolitana para quatorze RMs brasileiras, com base em quatro fatores: i) legalidade do serviço; ii) uso do consórcio público como arranjo de governança; iii) presença de planos de mobilidade nos âmbitos metropolitano e municipal; e iv) distribuição de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As experiências apontam evidências de possíveis soluções. Os casos de maior organização e sistematização da gestão do transporte metropolitano decorrem de um estado mais presente no planejamento desta função, estruturando instrumentos de planejamento e coordenando o processo de coesão dos municípios.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Transportes: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.