Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6537
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_2163.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open | |
td_2163_sumex.pdf | 43.04 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Dependência do automóvel, planejamento urbano e a cidade de Brasília |
Other Titles: | Texto para Discussão (TD) 2163 - Dependência do automóvel, planejamento urbano e a cidade de Brasília |
Authors: | Martins, Anamaria de Aragão Costa Lima Neto, Vicente Correia |
Abstract: | O presente trabalho, com base em revisão bibliográfica, apresenta fundamentos teóricos que amparam diferentes relações entre forma urbana e sistema de transportes, e explica as principais premissas do planejamento regional da primeira metade do século XX, responsáveis pela configuração de inúmeras áreas metropolitanas. Tomando o caso de Brasília, exemplifica como esses princípios do planejamento regional influenciaram a organização espacial do território. Por fim, demonstra os efeitos da descentralização do território na crescente dependência do automóvel, desvendando os principais problemas relacionados com esse padrão de mobilidade para a capital federal. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Texto para Discussão (TD) |
Appears in Collections: | Desenvolvimento Regional: Livros Transportes: Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.