Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6604
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n46_alfabetização.pdf957.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Alfabetização e desempenho escolar : uma análise de intervenções recentes em Minas Gerais
Other Titles: Literacy and school performance : an analysis of recent policies in Minas Gerais
La alfabetización y la escuela rendimento : un análisis de las políticas recientes en Minas Gerais
Alphabétisation et rendement scolaire : une analyse des politiques récentes dans Minas Gerais
Authors: Faria, Victor Nascimento de
Chein, Flávia
Abstract: O objetivo deste artigo é avaliar o efeito do Programa de Intervenção Pedagógica/Alfabetização no Tempo Certo (PIP/ATC) no desempenho dos alunos do 5o ano do ensino fundamental das escolas estaduais de Minas Gerais, bem como os possíveis efeitos do programa Acelerar para Vencer. O método de análise utilizado foi o de diferenças em diferenças. Os dados são extraídos da Prova Brasil e do Censo Escolar, ambos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para os anos de 2007, 2009 e 2011. Os resultados indicam que o programa conseguiu elevar a proficiência dos alunos em matemática e língua portuguesa, principalmente entre 2007 e 2009.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6535
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Artigos
Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.