Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6610
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2186.pdf1.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2186_sumex.pdf37.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Um Modelo de combinação de previsões para arrecadação de receita tributária no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2186 : Um Modelo de combinação de previsões para arrecadação de receita tributária no Brasil
Authors: Mendonça, Mario Jorge Cardoso de
Medrano, Luis Alberto Toscano
Abstract: Este trabalho tem como objetivo a aplicação do modelo de combinação de previsões para prever a arrecadação tributária no Brasil. Combinamos aqui as previsões obtidas a partir de três modelos: modelo fatorial dinâmico (MFD), modelo sazonal autorregressivo integrado com média móvel (seasonal autoregressive integrated moving average – Sarima) e modelo de suavização de Holt-Winters, sendo que os critérios de combinação adotados foram método de combinação ótima, performance, regressão simples, média simples e mediana. Trabalhamos com dados mensais para um total de nove tributos federais, para o período de janeiro de 2001 a dezembro de 2013. A previsão para o ano de 2014 é feita fora da amostra. De acordo com os resultados, pode-se observar que a combinação de previsões alcançou, na maior parte dos casos, resultado superior em comparação com as previsões obtidas por meio de modelos tomados individualmente.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Tributário: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.