Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6629
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Aline Cunha dos-
dc.contributor.authorGomes, Adriano Provezano-
dc.contributor.authorErvilha, Gabriel Teixeira-
dc.coverage.spatialMinas Gerais, Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2016-06-27T14:13:33Z-
dc.date.available2016-06-27T14:13:33Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6629-
dc.description.abstractApesar da importância associada à educação, a desigualdade deste setor entre as regiões mineiras merece consideração, já que esses serviços são fundamentais para a ruptura do ciclo de pobreza intergeracional. A fim de reduzir as disparidades e elevar a qualidade de vida da população mineira, o estado criou o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Neste sentido, este artigo tem como objetivo avaliar o desempenho do governo na primeira fase do plano, considerando os princípios de equidade e eficiência. Para isso, foram utilizados índices de desigualdade em educação e análise de aspectos relacionados à eficiência relativa na alocação dos recursos destinados à prestação de serviços educacionais, utilizando a metodologia conhecida como análise envoltória de dados (DEA, do inglês data envelopment analysis). De forma geral, pode-se dizer que o estado tem avançado no sentido de melhorar a eficiência e os indicadores educacionais.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEficiência e desigualdade em educação no estado de Minas Gerais : uma análise da primeira etapa do PMDIpt_BR
dc.title.alternativeEfficiency and inequality in education in the state of Minas Gerais : a review of the first stage of PMDIpt_BR
dc.title.alternativeEficiencia y la desigualdad en la educación en el estado de Minas Gerais : una revisión de la primera etapa de PMDIpt_BR
dc.title.alternativeEfficacité et inégalités de l’enseignement en l’état des Minas Gerais : un examen de la premiere etape de PMDIpt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 245-273 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Desenvolvimento da Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Condições Sociais. Mudança Social::Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesigualdadept_BR
dc.subject.keywordEficiênciapt_BR
dc.subject.keywordPlano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6532pt_BR
ipea.description.objectiveAvaliar o desempenho do governo na primeira fase do PMDIo, considerando os princípios de equidade e eficiênciapt_BR
ipea.description.methodologyData envelopment analysis - DEA. Em portugês, essa metodologia é conhecida como Análise envoltória de dadospt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 45, jul./dez. 2015.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractDespite the importance attached to public education sector, the gap between the mining regions deserves consideration because these services are key to breaking the cycle of intergenerational poverty. In order to reduce disparities and improve the quality of lifes, state created the Minas Gerais Integrated Development Plan (PMDI). Thus, this study aimed to assess whether the government has achieved success in the first phase of implementation of the plan, considering the principles of equity and efficiency. For this were used indices of inequality in education and analysis of aspects related to the relative efficiency in resource allocation for the provision of educational services, using the methodology known as data envelopment analysis (DEA). In general, it can be said that the state has advanced in order to improve efficiency and educational indicators.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Regionalpt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Artigos
Desenvolvimento Social: Artigos
Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPP_n45_Eficiência_desigualdades.pdf1.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.