Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6678
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2202.pdf1.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2202_sumex.pdf43.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Diversidade da produção nos estabelecimentos da agricultura familiar no Brasil : uma análise econométrica baseada no cadastro da declaração de aptidão ao PRONAF (DAP)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2202 : Diversidade da produção nos estabelecimentos da agricultura familiar no Brasil : uma análise econométrica baseada no cadastro da declaração de aptidão ao PRONAF (DAP)
Authors: Sambuichi, Regina Helena Rosa
Galindo, Ernesto Pereira
Pereira, Rodrigo Mendes
Constantino, Michel
Rabetti, Matheus dos Santos
Abstract: Este estudo realizou uma análise da diversidade da produção nos estabelecimentos da agricultura familiar brasileira utilizando a base de dados da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A diversidade foi medida por meio do índice de diversidade de Simpson (Simpson index of diversity – SID), que assume o valor 0 no caso de monocultores e se aproxima de 1 com o aumento da diversidade da produção. Em 57% dos estabelecimentos, a produção foi relativamente diversificada, com um SID maior que 0,35, embora tenha sido observada uma tendência à especialização em anos recentes. A porcentagem de monocultores, na base utilizada, aumentou de 25% em 2012 para 33% em 2014. O SID foi usado como variável dependente numa regressão Tobit a fim de testar variáveis comumente utilizadas para explicar a diversidade na produção, tais como dummies regionais, tamanho da área, número de imóveis explorados, idade do agricultor, nível de educação, renda de benefícios sociais, valor bruto da produção (VBP) e dummy para acesso à assistência técnica. Todas estas variáveis apresentaram efeitos estatisticamente significantes sobre a decisão do agricultor quanto a diversificar ou não a produção. Os resultados sugerem um forte viés regional quanto à diversificação, bem como a importância de se prover assistência técnica e fomentar a geração e a difusão de tecnologias voltadas para sistemas diversificados de produção.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.