Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6710
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPP_n45_Transmissão_intergeracional.pdf248.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Transmissão intergeracional de capital humano : evidências para o Rio Grande do Sul
Other Titles: Intergenerational transmission of human capital : evidence for Rio Grande do Sul
Transmisión intergeneracional de capital humano : evidencia de Rio Grande do Sul
La transmission intergenerationnelle du capital humain : preuve de Rio Grande do Sul
Authors: Ribeiro, Felipe Garcia
Carraro, André
Kang, Thomas Hyeono
Gigante, Denise Petrucci
Horta, Bernardo Lessa
Motta, Janaína Vieira dos Santos
Abstract: Este artigo investiga o efeito da transmissão intergeracional de capital humano para a coorte de 1982 da cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, levantada pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPE/Ufpel) (Victora e Barros, 2006). A literatura em transmissão intergeracional é ainda inconclusiva. Para o estabelecimento da relação causal, utiliza-se o método de variáveis instrumentais, em que os instrumentos são obtidos a partir de uma expressiva variação na oferta educacional no estado do Rio Grande do Sul, promovida pelo governo Brizola entre 1959 e 1962. Os resultados obtidos apontam para efeito da escolaridade dos pais sobre a escolaridade dos filhos com a presença de viés de gênero. O resultado robusto para as diferentes especificações é o efeito da escolaridade das mães sobre a escolaridade das filhas.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6532
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Demografia. População: Artigos
Desenvolvimento Social: Artigos
Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.