Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6769
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPP_n37_Municipalização.pdf | 278.84 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Municipalização e qualidade de ensino fundamental no município de Ponte Nova, Minas Gerais |
Other Titles: | Municipalization and quality of elementary education in the municipality of Ponte Nova, Minas Gerais Municipalización y calidad de la educación básica en el municipio de Ponte Nova, Minas Gerais Municipalisation et qualité d’enseignement fondamental dans la municipalité Ponte Nova, Minas Gerais |
Authors: | Cassuce, Francisco Carlos da Cunha Coelho, Fernanda Rosado Correa Lima, João Eustáquio de |
Abstract: | O processo de municipalização vem sendo colocado como um ponto crucial para que se alcancem melhorias na qualidade do ensino fundamental no Brasil. Contudo, há divergências sobre a eficiência de tal política. Este estudo buscou analisar a influência que a prática dessa política teve sobre a qualidade do ensino dos alunos da 4a série no município de Ponte Nova. Para isso, utilizou-se a técnica de dados em painel que possibilitou verificar que o aumento do número de professores com nível superior e o incentivo a atividades de leitura elevaram o rendimento médio dos alunos e, dessa forma, a qualidade do ensino. Já a política de municipalização atuou de forma contrária, deteriorando a qualidade, no período analisado. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6534 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos |
Appears in Collections: | Desenvolvimento Social: Artigos Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.