Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6904
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2218.pdf1.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2218_semex.pdf39.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Análise do uso das TICs em escolas públicas e privadas a partir da teoria da atividade
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2218 : Análise do uso das TICs em escolas públicas e privadas a partir da teoria da atividade
Authors: Wives, Willian Washington
Kubota, Luis Claudio
Amiel, Tel
Abstract: A introdução de novas tecnologias em ambiente escolar raramente parte apenas de uma decisão individual do educador. Ela se insere em um contexto mais amplo, em que se apresentam questões internas e externas à instituição de ensino. O objetivo deste Texto para Discussão é investigar as condições sistêmicas que contribuem ou inibem o desenvolvimento de diferentes atividades preparadas pelos docentes com o uso de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), por meio de quatro estudos de caso. As unidades de análise foram dois colégios particulares e duas escolas públicas de Brasília. O arcabouço conceitual para a análise foi a teoria da atividade (TA). Conduzimos um múltiplo estudo de caso em quatro escolas, particulares e públicas. Entre os principais resultados, podem-se destacar: a importância da liderança para que o uso das TICs se dê de forma integrada na instituição de ensino; a proatividade como modo de superar as limitações materiais (no caso das públicas); o fato de as condições materiais não necessariamente significarem práticas mais arrojadas no uso das TICs; e o fato de os níveis de inserção das tecnologias não indicarem qualquer relação fundamental com a mudança nos papéis tradicionais de professores e estudantes. Trabalhos dessa natureza devem ser analisados com cautela, ao se inferirem suas conclusões para o conjunto. No entanto, permitem vislumbrar uma série de nuances que não seria possível captar de outro modo.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.