Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6904
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_2218.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | View/Open | |
TD_2218_semex.pdf | 39.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Análise do uso das TICs em escolas públicas e privadas a partir da teoria da atividade |
Other Titles: | Texto para Discussão (TD) 2218 : Análise do uso das TICs em escolas públicas e privadas a partir da teoria da atividade |
Authors: | Wives, Willian Washington Kubota, Luis Claudio Amiel, Tel |
Abstract: | A introdução de novas tecnologias em ambiente escolar raramente parte apenas de uma decisão individual do educador. Ela se insere em um contexto mais amplo, em que se apresentam questões internas e externas à instituição de ensino. O objetivo deste Texto para Discussão é investigar as condições sistêmicas que contribuem ou inibem o desenvolvimento de diferentes atividades preparadas pelos docentes com o uso de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), por meio de quatro estudos de caso. As unidades de análise foram dois colégios particulares e duas escolas públicas de Brasília. O arcabouço conceitual para a análise foi a teoria da atividade (TA). Conduzimos um múltiplo estudo de caso em quatro escolas, particulares e públicas. Entre os principais resultados, podem-se destacar: a importância da liderança para que o uso das TICs se dê de forma integrada na instituição de ensino; a proatividade como modo de superar as limitações materiais (no caso das públicas); o fato de as condições materiais não necessariamente significarem práticas mais arrojadas no uso das TICs; e o fato de os níveis de inserção das tecnologias não indicarem qualquer relação fundamental com a mudança nos papéis tradicionais de professores e estudantes. Trabalhos dessa natureza devem ser analisados com cautela, ao se inferirem suas conclusões para o conjunto. No entanto, permitem vislumbrar uma série de nuances que não seria possível captar de outro modo. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Texto para Discussão (TD) |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.