Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7735
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRocha, Emerson Ferreira-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-20T13:00:16Z-
dc.date.available2017-04-20T13:00:16Z-
dc.date.issued2017-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7735-
dc.description.abstractEste texto aborda diferentes padrões de trabalho juvenil no Brasil, propondo uma tipologia baseada em análise de dados quantitativos e qualitativos. No primeiro momento, são estabelecidas quatro categorias de trabalho juvenil, com base na idade em que as pessoas começaram a trabalhar e na extensão das jornadas nesse primeiro trabalho. Através da aplicação de regressões lineares, mostra-se que o trabalho juvenil está associado a menores níveis de renda do trabalho durante a vida adulta – exceto pelo trabalho na adolescência –, em regimes de até vinte horas semanais. Por meio da análise de conteúdo de dados qualitativos, com suporte na aplicação do método Reinert, revela-se que essa última categoria de trabalho juvenil está também associada a uma orientação pedagógica, objetivando-se uma boa articulação entre trajetória escolar e transição para o mundo do trabalho. A análise de conteúdo também indica que, em alguns casos, o trabalho durante a infância; embora prejudicial ao desempenho escolar e econômico, ocorre em contextos de cuidado afetivo na família, diferença que precisa ser levada em conta para fins de desenho de políticas públicas. Os dados quantitativos utilizados são da pesquisa Aspectos Sociais da Desigualdade do Instituto do Milênio, em 2008. Os dados qualitativos provêm da pesquisa Radiografia do Brasil Contemporâneo (RBC) do Ipea (2016).pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleTrês padrões de trabalho juvenil : um estudo com metodologia mista sobre o trabalho em idades inferiores aos 18 anos no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2295 : Três padrões de trabalho juvenil : um estudo com metodologia mista sobre o trabalho em idades inferiores aos 18 anos no Brasilpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical54 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Ocupações::Tipos de Trabalhadores::Trabalhadores Jovenspt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Dinâmica Populacional::Demografia::Demografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidaspt_BR
dc.subject.keywordTrabalho juvenilpt_BR
dc.subject.keywordTrabalho infantilpt_BR
dc.subject.keywordTrabalho na adolescênciapt_BR
dc.subject.keywordRendapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
ipea.description.methodologyPesquisa Quantitativa e Qualitativa - questionário sobre informações demográficas básicas.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2295pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper addresses different patterns of early work in Brazil, proposing a typology based both in quantitative and qualitative data. We first distinguish four categories of early work in the basis of age started to work and hours worked weekly. Applying linear regressions to quantitative data, we find that early work is statistically associated with lower levels of income during adulthood, except for those who worked during adolescence for up to 20 hours a week. With content analysis supported by the Reinert Method, we find that this last category of early work is also associated with a pedagogical orientation attempting to edges off school to work transitions. The content analysis also indicates that, in some cases, the work during childhood, although detrimental for educational and economical achievement, takes place in a caring familiar environment, a difference that may be relevant for the aim of public policies design. The quantitative data is from a Brazilian national survey: Pesquisa sobre Aspetos Sociais da Desigualdade – Instituto do Milênio, 2008. The qualitative data is from the project Radiografia do Brasil Contemporâne, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2016.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDemografia. Populaçãopt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
Appears in Collections:Demografia. População: Livros
Emprego. Trabalho: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2295.pdf1.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2295_sumex.pdf83.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.